EMBRAPA lança site da topografia brasileira. ChapNet , Chapadão do Sul-MS, 26 abril 2005. ( http://www.chapnet.com.br/materias_04.php )


Embrapa lança site da topografia brasileira


O site que disponibiliza o mapeamento da topografia, dará possibilidades aos produtores rurais, pesquisadores e usuários da internet acessarem pela primeira vez um conjunto de imagens, com base em dados de relevo, que permitirá uma espécie de "mapeamento" da topografia brasileira feito do espaço.

A visualização pode ser feita em três dimensões, beneficiando assim o usuário nos trabalhos de eletrificação rural, construção de estradas, conservação do solo e manejo de bacias hidrográficas.

A coleção "Brasil em Relevo" (www.relevobr.cnpm.embrapa.br) tem seu lançamento oficial hoje, durante as comemorações do 32º aniversário da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Após dois anos de divergências, a Embrapa passou por reformulações no final de janeiro. O ministro Roberto Rodrigues demitiu toda a diretoria.

Na inauguração do site, também será apresentado o primeiro inseticida biológico produzido no Brasil para combater o mosquito transmissor da dengue (o mesmo já está pronto para comercializáção) e uma máquina com capacidade para abrir 200 castanhas de caju por minuto.

A solenidade irá acontecer em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Roberto Rodrigues.

Imagens

O "Brasil em Relevo" terá dados disponíveis obtidos a partir da missão SRTM, do ônibus espacial Endeavour, da Nasa. O trabalho de coleta das imagens foi possível devido a uma parceria das agências espaciais dos Estados Unidos, da Alemanha e da Itália.

O internauta poderá acessar as imagens e visualizar a topografia de cada Estado brasileiro em diversas escalas. O site é explicativo ao usuário, que também poderá confrontar as imagens do relevo com as correspondentes fornecidas pelo satélite Landsat.

Benefício ao agricultor

O usuário poderá ter acesso a dados como acidentes geográficos, pois cada área de 90 por 90 metros passa a ter uma medida altimétrica, inclusive os que não tinham sido medidos antes, tendo o setor da agricultura como grande beneficiado.

O projeto segue o formato do Brasil Visto do Espaço, lançado em 2001 para dar acesso gratuito a imagens do satélite Landsat.

Data: 26/4/2005