Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Brasil em Relevo

Informações Técnicas // Landsat

Objetivos e Finalidades

O principal objetivo desta pesquisa foi o de gerar e disponibilizar informações sobre o uso das terras e as características ambientais do território nacional, a partir de imagens geradas pelo sistema de monitoramento espacial Landsat. O desafio colocado à Embrapa Monitoramento por Satélite foi o de elaborar mosaicos homogêneos de imagens multitemporais dos satélites Landsat para a totalidade dos estados da federação, começando pela Amazônia.

Os mosaicos gerados também deveriam possuir uma série de atributos de qualidade (cores, homogeneidade, padrão e resolução espacial, atualidade etc.) de forma a permitir uma identificação de diferentes tipos de uso das terras, mesmo por uma pessoa não treinada em sensoriamento remoto.

Outro objetivo deste trabalho foi o de organizar todas as informações obtidas numa base digital de fácil consulta, CD ou internet, compatível com a maioria dos softwares de navegação disponíveis na internet. Os estados brasileiros disporiam assim de um instrumento inédito para apoiar suas ações de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Finalmente, a disponibilização para a sociedade de produtos do sensoriamento remoto com propósito múltiplo, deveria contribuir para a ampliação do mercado de observação da Terra no Brasil, consolidando as iniciativas públicas e privadas existentes nesse campo.